Observatório das Metrópoles Divulga Artigo sobre a luta pelo direito à cidade e as resistências à Covid-19 nas periferias
Fonte: Site do Observatório das Metrópoles
O Boletim Semanal #723, publicado no dia 03 de março de 2022, divulgou o artigo científico “A luta pelo direito à cidade e as resistências à Covid-19 nas periferias: o poder explicativo da escala, do associativismo e da localização territorial em Porto Alegre”, produzido por integrantes do Grupo de Pesquisa em Direito Urbanístico e Direito à Cidade da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP/RS).
A produção teve como objetivo verificar como diferentes territórios, em escalas distintas, seguiram resistindo à pandemia do Covid-19 e lutando pelo seu direito à cidade. Para isso, a pesquisa incluiu territórios de diferentes escalas, localizações territoriais e graus de organização no município, a partir de entrevistas de caráter amostral com lideranças comunitárias. Trata-se de uma revisão e atualização de uma pesquisa realizada em 2020 com comunidades de Porto Alegre, necessária, segundo os pesquisadores, devido ao recrudescimento da pandemia no Brasil.
A conclusão feita pelos autores no artigo demonstram que a precarização imposta às populações de periferias urbanas durante a pandemia do Covid-19, marcada pela combinação de uma inflexão ultraliberal nas políticas garantidoras do direito à cidade, são marcadas por fatores como cultura de associativismo, história dos assentamentos e capacidade de articulação interescalar.
Para acessar a divulgação completa do artigo, confira a publicação no site do Observatório das Metrópoles.