Observatório das Metrópoles Divulga Boletim sobre Conferência Popular de Habitação

Fonte: Site do Observatório das Metrópoles

O Boletim Semanal #718 do Observatório das Metrópoles divulgou, em 27 de janeiro de 2022, a “Conferência Popular de Habitação de Curitiba e Região Metropolitana”, ocorrida entre os dias 05 e 09 de outubro de 2021 e que reuniu diferentes atores envolvidos na pauta habitacional metropolitana para dar visibilidade ao tema e debater a proposição de políticas públicas e urbanas em torno das pautas de habitação e direito à moradia.

A Conferência contou com representantes de movimentos sociais, organizações não-governamentais, agentes do setor público, academia e de mandatos parlamentares e foi fundamentada a partir de reuniões e aulas públicas ministradas ao longo de 2021 e que debateram temáticas como “Habitação e Direito à Moradia”; “Administração Pública: Arranjo Institucional, Orçamento e Instrumentos”; “Habitação e Direito à Moradia: Questões Jurídicas”; “Produção Habitacional e Qualificação da Habitação”.

A ação foi aberta através de uma Audiência Pública realizada online e contou com palestras, mesas temáticas e oficinas em comunidade, sendo concluída com uma Assembleia Geral que aprovou um manifesto propondo uma nova agenda de Política Habitacional para Curitiba e Região Metropolitana.

O manifesto coletivo “Por uma Política Pública de Moradia Digna”, que pode ser acessado na íntegra do Observatório das Metrópoles, foi validado pelos representantes da Assembleia e elenca quatro medidas urgentes, lidas em plenário e entregues ao presidente da Câmara Municipal de Curitiba. A sessão em questão também pode ser acessada através do Boletim.

A continuidade das ações resultou, ainda, na inclusão de outras propostas, que podem ser conferidas na publicação no site do Observatório das Metrópoles, além da explícita intenção de prosseguir com uma agenda de ações ao longo de 2022 de modo a consolidar um grupo de mobilização na metrópole de Curitiba e facilitar a troca de informações e apoio jurídico.

Para mais informações, clique aqui para conferir a publicação oficial no site do Observatório das Metrópoles.