Grande BH é tema de publicação nacional sobre reforma urbana
O Núcleo Belo Horizonte do INCT Observatório das Metrópoles e a Letra Capital Editora, divulgam o lançamento do livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade” na sexta-feira, 30/06, às 19 horas no Auditório da Escola de Arquitetura da UFMG (R. Paraíba, 697 – Savassi, Belo Horizonte). A obra traz contribuições para o debate sobre o projeto de reforma urbana e o direito à cidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a partir de um diagnóstico sobre como está a metrópole, da análise sobre a governança urbana e de um panorama das disputas e reivindicações por direito à cidade e pelo comum urbano na RMBH. A publicação integra a coletânea “Reforma Urbana e Direito à Cidade”, composta por mais 16 livros que apresentam um balanço crítico sobre as metrópoles nas quais o Observatório está organizado em Núcleos Regionais.
Composto por 26 capítulos, o livro foi organizado por Jupira Mendonça (UFMG), Luciana Andrade (PUC-Minas), Junia Ferrari (UFMG) e Thiago Canettieri (UFMG) e contou com a participação de 50 pesquisadoras e pesquisadores, vinculados à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), à Fundação João Pinheiro, à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e à Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
A iniciativa teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e recursos da Emenda Parlamentar do Deputado Federal Patrus Ananias.